A história do Carnaval

(fonte: http://1.bp.blogspot.com/-QhCVg0T5-oo/Uw5oENSjw8I/AAAAAAAAb7A/vGBgnxuPjWE/s1600/carnaval-Brasil+em+Paris+1.jpg)

 O carnaval é uma das datas mais comemoradas no Brasil, tem aquela história "o ano só começa de verdade depois do carnaval", mas mesmo assim muitas pessoas não sabem de onde surgiu essa festa... E você, sabe?
 O conhecido Carnaval na verdade tem origem na Antiguidade, suas raízes mais conhecidas são na Grécia Antiga, onde acontecia um culto ao deus grego Dionísio (deus do vinho) que se assimila muito às comemorações do Carnaval de hoje em dia, as festas e comemorações que duravam dias. Durante o passar dos anos, a festa foi se espalhando pelo mundo até que chegou ao Brasil.
(Releitura do deus Dionísio na série de livros Percy Jackson e Os Olimpianos)

 Foi através de uma comemoração portuguesa denominada "Entrudo" que o Carnaval chegou ao solo brasileiro. De inicio a festa era popular entre os escravos que pintavam os rostos e saiam às ruas com bolinhas e artefatos para sujar uns aos outros, muitas vezes com cheiros não agradáveis, por este motivo por muito tempo ouve uma separação social, onde as famílias ricas não comemoravam a data e chegavam a jogar água nos foliões quando passavam na porta de suas casas, ou então, organizavam festas dentro das casas para não se misturar ao pessoal nas ruas. 

Entrudo

 Na segunda metade do século XIX foi que o "Entrudo" foi adaptado e passou a ser chamado "Carnaval" - palavra que vem do latim e tem significado de "adeus à carne", assim adquirindo ligação com a Pascoa que vem logo em seguida -, com influências europeias, além da mudança de nome, foi introduzido também os carros alegóricos e os desfiles nas ruas. Com o passar do tempo a e junção com o samba brasileiro, o Carnaval começou a adquirir as características que persistem até hoje, tendo grande destaque no Rio de Janeiro e em São Paulo com os sambódromos. Claro que no Brasil todo existem vários costumes que se adaptaram às culturas das regiões, já que é um país de diversidades, como por exemplo o Carnaval de Olinda e o de Salvador.

(fonte: http://cdn.zarpo.com.br/magazine/wp-content/uploads/2016/01/Carnaval-no-Brasil-folia-e-viagens-900x450.jpg)


Comentários