Ofurô de bebê

Ofurô de bebês, também conhecida internacionalmente como Tummy Tub ou simplesmente banho de balde, é a mais nova forma de relaxar os pequenos e garantir noites de sono tranqüilas. O contato com água, além de ser relaxante remete ao bebê memórias intra-uterinas de bem-estar e como conseqüência ele fica mais calmo.
. Você pode fazer em casa agora mesmo! Use um balde próprio para o banho com água numa temperatura entre 35 e 37 graus (temperatura igual ao ambiente intra-uterino), num ambiente tranquilo, acolhedor e com iluminação baixa. Lembre-se de colocar pouquinha água, pois assim que o bebê submergir a água ficará na altura dos ombros.
O ofurô de bebês além de relaxar a musculatura também ajuda a minimizar cólicas e irritações. A posição no balde, recria o ambiente materno. Seu formato proporciona segurança para o bebê, já que com o avanço da gestação o ambiente intra-uterino foi ficando cada vez mais reduzido e as laterais do balde oferecem segurança, assim como as paredes do útero também eram limites. A água aquecida complementa essa memória do bebê.  Os pais ainda poderão enrolar o bebê numa fralda, como antigamente num charutinho, dessa forma oferece-se mais segurança e memória corporal para o bebê, pois o espaço fica mais limitado e o bebê mais organizado em movimentos. Além de oferecer mais segurança para os pais no apoio de mão, pois ajudará a não escorregar.
Por esses motivos você poderá substituir o banho na banheira pelo  balde, oferecendo relaxamento e bem-estar ao invés de stress que muitas vezes geram crises de choro.
Coloque o bebê aos pouquinhos, deixe-o sentir a água com os pezinhos e lentamente coloque-o em imersão até a altura dos ombros. Com uma das mãos você poderá segurá-lo pela nuca, enquanto a outra apóia no queixo. Se você enrolar o bebê na fralda terá um ponto de apoio melhor e oferecerá mais acolhimento ao bebê. Quando a água começar a esfriar já é hora do banho terminar e não é raro o bebê tirarem uma sonequinha no próprio balde!
Fique de olho na temperatura da água, apóie o balde numa base firme e estável, as bordas não devem conter frisos para proteção do bebê e não deixe o bebê sozinho no balde.

  O banho no ofurô ou balde é indicado para bebês de zero a seis meses.
Veja neste link no site do fabricante da Tummy Tub algumas fotos de bebês no ofurô. 
Comece desde já!

 

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta
CREFITO 34310-F

Curso Shantala E-mail: contato@cursoshantala.com.br 
www.cursoshantala.com.br

Comentários